sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

DEPILAÇÃO

Depilação é assunto de grande importância entre as mulheres da nossa sociedade. Digo isto, pois é sempre bom lembrar que este é um costume de alguns povos e não de todos...
Isso mesmo! Por mais estranho que nos pareça, manter as pernas, axilas e a região pubiana depiladas não é comum em todas as partes do mundo...
Álias mesmo nos países em que a depilação é bastante difundida, existe uma grande variação quanto aos métodos, produtos e formatos utilizados.
É comum por exemplo em regiões da América do Norte, Inglaterra ou mesmo Suiça as mulheres pedirem uma depilação "à brasileira" referindo-se a virilha mais cavada, tão comum em nosso país...
Curioso?? Isto não é nada...imaginem a agradável surpresa dos europeus quando chegaram aqui e deram de cara com nossas índias que naturalmente tinham tão poucos pêlos cobrindo a genitália! Que novidade!!!
Pois é, da mistura de raças que vem de tão longínquos contatos humanos herdamos a grande variedade de formatos, espessuras e quantidades de pêlos no corpo...para tanto existem diferentes métodos de depilação, procurarei aqui falar sobre alguns deles e espero que você encontre o que mais atenda às suas necessidades.


Cêra fria:

Em geral é uma pasta, que se utiliza em temperatura ambiente espalhando um pouco do produto em dois pedaços de papel celofane em seguida é só "grudar" na região desejada no sentido do crescimento dos pêlos e puxar no sentido contrário (isto vale para a maioria dos métodos).

Por ser fria raramente causa irritações ou alergias, porém pelo mesmo motivo é mais dolorida que os métodos em que a cêra é aquecida.


Cêra quente:

Existem inúmeras versões deste método, cêra de mel, egipcia, verde, entre outros...De fato a cêra é aquecida em recipiente apropriado, preferencialmente deve ser aplicada por profissional da área, tanto pela questão da temperatura quanto da higiene. A cêra não deve ser reaproveitada em hipótese alguma. Por isso deve ser feita num local apropriado com uma pessoa de confiança.
Este método é excelente para regiões da virilha e ânus.


Roll-on:

Eu adoro! É rápido, prático e bastante higiênico...também é aquecido, mas a temperatura é controlada pelo aparelho.
Perde um pouco na questão do acesso a regiões mais flácidas ou com dobrinhas
(caso da virilha bem cavada), sendo assim pode ser conciliado com a cêra quente: utiliza-se o roll-on para pernas e axilas e complementa-se com a cêra quente.


Aparelhos elétricos:

Atualmente estão mais modernos, com design anatômico e alguns são bem práticos. Como não aquecem a derme causam um certo desconforto (do tipo dor,rs), mas se a quantidade de pêlos for pouca é uma excelente opção.

Lâminas:

As lâminas não arrancam os pêlos, apenas os cortam na base. Deste modo crescem mais grossos e o pior: em poucos dias. De toda forma a lâmina é uma carta na manga para uma situação de "emergência", ou para mulheres que têm alergia a outros métodos depilatórios.

Depilação a laser:

Bem, é um método que como os outros é dolorido, mas acredito que este seja ainda mais porque dói também no bolso...
A depilação com laser ainda é um procedimento caro no Brasil, mas se você já testou os outros e não atingiu suas expectativas procure um especialista (ou alguns) e tire suas dúvidas. Se for o caso vale a pena investir.

ATENÇÃO!!!!!

Para obter um melhor resultado da sua depilação (seja qual for o método), faça uma vez por semana esfoliação em todo o corpo, com atenção especial nas áreas à serem depiladas (5 minutos, com movimentos leves e circulares) depois lave e enxágüe. Para finalizar aplique o hidratante de sua preferência. Lembre-se sempre de fazer uma esfoliação dois dias antes da sua depilação, isso vai garantir um aspecto mais natural e evitar a formação de pêlos encravados.
Os esfoliantes em forma de sabonete são bastante práticos, os liquidos constumam ser mais eficientes do que aqueles em barras.
A bucha vegetal também é indispensável e deve ser utilizada diariamente, com muita delicadeza e constância.
Além disso dê um tempo suficiente entre uma depilação e outra para que os pêlos cresçam um pouco evitando assim o encravamento (este tempo varia de uma pessoa pra outra e também não é o mesmo para as diferentes regiões do corpo, ex: os pêlos da perna tendem a crescer primeiro que os da virilha ou axilas).

LEMBREM-SE:

A CÊRA JAMAIS DEVE SER REAPROVEITADA

PINÇAS, ESPÁTULAS E OUTROS MATERIAS DEVEM SER DESCARTÁVEIS OU ESTERILIZADOS

SE VOCÊ NUNCA SE DEPILOU COM CÊRA NÃO O FAÇA SOZINHA, PROCURE UM PROFISSIONAL

DE PREFERÊNCIA AS MENINAS SÓ DEVEM COMEÇAR A SE DEPILAR REGULARMENTE COM CÊRA APÓS A PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO: SEMPRE AOS POUCOS RESPEITANDO SEUS LIMITES. UMA BOA ALTERNATIVA É COMEÇAR APRESENTANDO O MÉTODO ESCOLHIDO À ADOLESCENTE, DEPILANDO A REGIÃO DA "MEIA-PERNA" QUE TEM MAIS FÁCIL ACEITAÇÃO, AS AXILAS SÃO TAMBÉM UM BOM COMEÇO.
PARA ESTES CASOS EU RECOMENDO O SISTEMA ROLL-ON, QUE É AQUECIDO.

AH, QUANTO A DOR...ATÉ ONDE EU SEI DOS MÉTODOS QUE RETIRAM OS PÊLOS PELA RAIZ TODOS SÃO DOLORIDOS, MAS SE QUEREM ALGUM CONSOLO NÃO ESQUEÇAM:


“O SOFRIMENTO PURIFICA A ALMA”
provérbio oriental (piadinha,lógico...rsrsrs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário