terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

SEJAM BEM-VINDOS

Primeiramente gostaria de dar boas vindas a todos e agradecer a companhia.
Este pretende ser um espaço de conversação, esclarecimento de dúvidas, dicas e exposição de opiniões acerca de assuntos relacionados com o que chamamos atualmente de ESTÉTICA, tendo sempre como referencial aquilo que tem marcado meu trabalho ao longo dos anos: a preocupação com o ser humano procurando sempre agregar benefícios a sua saúde física, emocional e porque não intelectual.
Neste sentido, gostaria de inaugurar nosso bate papo sobre a questão do trabalho.
Tenho verificado ao longo destes anos de profissão que muitas são as loucuras que fazemos com nosso corpo (digo fazemos, porque já fui adolescente e não foram poucas as bobagens que cometi , rs) com o intuito de melhorarmos a aparência (o que nem sempre acontece), loucuras pois quase nunca temos informações claras sobre produtos e procedimentos, porque somos bombardeadas pela mídia com modismos que frequentemente colocam nossa saúde em risco.
Mas, será que conseguimos refletir por quais motivos queremos tanto os cabelos mais lisos ou acordar todos os dias com olhos já maquiados ?
É possível perceber que a correria do dia-a-dia nos pede mais praticidade, um cabelo que já esteja arrumado pela manhã parece ser o ideal para a mulher que trabalha fora.
Além disso a aparência é cada vez mais padronizada e valorizada dentro do ambiente de trabalho: uma mulher fora destes padrões não tem por exemplo as mesmas chances diante de uma entrevista de emprego, haja vista a quantidade de reportagens sobre o assunto mostrando as estatísticas e orientando sobre como estar vestida e se apresentar para uma vaga .
Todavia alguns destes procedimentos incorrem em verdadeiros riscos a saúde humana e mesmo assim os salões e clínicas estão sempre cheios de clientes a procura de soluções milagrosas.
Não, definitivamente não sou contra as novas tecnologias e as possibilidades de mudanças que elas podem nos trazer, o que procuro estimular aqui é que cada um reflita sobre a questão do risco à saúde apenas para estar na moda, sobre a questão do profissional em beleza que deve ser responsável e honesto em esclarecer seu cliente quanto ao custo/benefício de alguns tratamentos e de jamais aplicá-los se não forem devidamente legalizados.
Dentro desta minha experência percebi que poucas de minhas clientes/amigas tiveram a mesma dedicação com o horário de sono ou mesmo com sua alimentação e prática de exercícios.
E lá vem novamente a questão do trabalho: nem sempre é possível conciliar os horários, ter tempo para almoçar, ou dormir o necessário.
De fato o mundo moderno tem sugado o tempo humano, por outro lado somos nós que ponderamos e decidimos quanto a nossos valores.
O mundo do trabalho pode condicionar a vida humana, mas não é determinante. Somos seres livres, pensantes, inconclusos estamos em constante mudança por isso devemos repensar: para quê corremos tanto? Trabalhamos para viver (sobreviver) ou podemos fazer do trabalho um instrumento de possibilidades para o nosso viver ?
Estar plenamente vivo, pressupõe estar bem alimentado (qualidade), descansando, disposto, estar entre amigos, falar, pensar, agir.
A correria assim faz um mínimo de sentido, pois tem um porquê, e dispensa riscos desnecessários. Trabalhar para conquistar, não apenas bens materiais (ainda que sejam importantes), mas para conquistar vida, vida de qualidade, vida de amigos, vida de alegrias, vida de experiências.
Trabalhar fora, em casa, de dia ou à noite tanto faz.
É preciso que faça sentido, que traga benefícios, que possibilite nosso bem viver.

Pensem nisso.

Bjs até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário